Páginas

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Camisolas (slips) vintage

Como eu falei antes, estou apaixonada por lingerie vintage e retrô. Minha primeira aquisição foi um bullet bra (sutiã torpedo ou sutiã cônico), e ele foi uma das melhores compras que eu já fiz. Já encomendei um girdle (modelador para a cintura e quadril com cinta-liga) que ainda não chegou e meu último encanto são os slips.

Aparentemente, nos anos 50 e 60, as mulheres usavam muita lingerie modeladora. Para que os corseletes e girdles não aparecessem sob vestidos, as senhoritas sempre usavam slips, ou camisolas, entre uma camada e outra de roupa. Isso também protegia os vestidos do suor, prolongando sua vida útil, e diminuía a transparência dos vestidos sem forro. No fim do dia, bastava tirar o vestido e voilà, roupa de dormir!

Eu acho que o Brasil deve ser quente demais para usar sutiã modelador, camisola e vestido, mas gostaria muito de experimentar. Se der errado, fico com uma camisola linda e vintage! Aí vão algumas fotos de camisolas que encontrei na Etsy (e tem mais no eBay!).

Década de 50, à venda na Negative Lace


Anos 60, à venda na Dream Date.
Anos 60, Union Made Bride.

São todas tão lindas que é difícil escolher. Principalmente porque dá pra encontrar camisolas de R$40 a R$100 já com o frete para o Brasil, algumas nunca usadas antes, outras podem ser tingidas sem custo adicional (caso da Negative Lace)... com tantas opções, como escolher uma só?

EDITADO: Minha mãe acabou de me ensinar que o nome correto dessa camisolinha que fica entre a lingerie e a roupa é "combinação". Vivendo e aprendendo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário